quinta-feira, 14 de maio de 2015

Benefícios do coco

O coco traz benefícios como ação antioxidante, redução do mau colesterol, auxílio em dietas, melhora no sistema imunológico e tireóide, regulação da função intestinal, entre outros. “O óleo de coco é rico em triglicérides de cadeia média (TCM), que não necessitam de enzimas para sua digestão e metabolismo, sendo assim favorecem o rápido esvaziamento do estômago e absorção pelo sistema intestinal, auxiliando também em dietas”, explica a nutricionista, Marina Rosalem.

Conheça 10 motivos para consumir o Óleo de Coco Extra Virgem:

1 – AÇÃO COSMÉTICA – O óleo de coco pode ser aplicado diretamente sobre a pele e mesmo nos cabelos, funcionando com um “condicionador” natural. Para isso, é só massagear os cabelos com 1 colher  de sobremesa antes do banho. Além de hidratar a pele e não conter radicais livres, previne rugas numa verdadeira ação antienvelhecimento. Isto se deve a “lubrificação” da pele, permitindo que os nutrientes do sangue cheguem até ela. O ácido láurico inibe o crescimento de bactérias da pele, inclusivo a acne, podendo ser usado para massagens e tratamentos cutâneos.

2 – AÇÃO ANTIOXIDANTE – Colabora na diminuição da produção de “radicais livres”. Isto se deve principalmente a ação direta da vitamina-E presente, diminuindo a sua necessidade no organismo.

3 – COLESTEROL – Ajuda na redução do mau COLETEROL – LDL, pois evita a sua oxidação. Promove a elevação do bom COLESTEROL – HDL, contribuindo assim na prevenção e tratamento das doenças cerebrais e cardiovasculares.

4 – Colabora no processo do EMAGRECIMENTO – De fácil absorção, o óleo de coco é a melhor fonte de TRIGLICERÍDEOS DE CADEIA MÉDIA, não necessita de enzimas para sua digestão e metabolismo. No fígado, estes triglicerídeos rapidamente se transformam em energia, desta maneira não se depositam no organismo. Por isso ela é considerada “termogênica”, ou seja, capaz de gerar calor e queimar calorias. Esta propriedade, aliada a capacidade que o óleo de coco tem de estimular a glândula tireóide, aumenta o metabolismo basal e, conseqüentemente: EMAGRECE.

5 – Melhora o sistema IMUNOLÓGICO agindo na prevenção e no combate aos vermes, bactérias e fungos. Restabelece a energia “roubada” por estes agentes, pois apresenta a maior concentração de ácido láurico dentre todas as gorduras vegetais. No organismo, este ácido é convertido em monolaurina que tem ações para evitar inúmeras infecções, pois melhora a absorção dos nutrientes aumentando todas as defesas do organismo.

6 – REGULA A FUNÇÃO INTESTINAL – Tanto nos casos de prisão de ventre ou mesmo nas diarreias, os componentes do óleo de coco agem normalizando as funções intestinais. Ao mesmo tempo, o ácido láurico, através da monolaurina, ajuda a eliminar as bactérias patogênicas (inimigas), protegendo e favorecendo o crescimento da “flora amiga”.

7 – TIREÓIDE – Melhora o funcionamento da TIREÓIDE, tendo ainda ação “antienvelhecimento”. O bom funcionamento da TIREÓIDE faz com que especificamente o mal COLESEROL – LDL seja mobilizado, através de processo enzimático, produzindo os hormônios antienvelhecimento: PREGNENOLONA, PROGESTERONA e DHEA (dehidro- epiandrosterona). Todas estas substâncias são necessárias na prevenção de doenças cardiovasculares, senilidade, obesidade, câncer, dentre outras doenças crônicas relacionadas à idade.

8 – AÇÃO DERMATOLÓGICA – Além do poder bactericida na pele, pode ser utilizada como cicatrizante de feridas, picadas de insetos, alívio em queimaduras e, sobretudo nos eczemas e dermatites de contato, bem como no tratamento do herpes e candidíase.

9 – DIABÉTICOS – Controla a compulsão por CARBOIDRATOS, assim como os alimentos ricos em fibras ajudam a manter níveis estáveis de insulina no sangue, conseqüentemente facilitando a vida dos DIABÉTICOS. O óleo de coco proporciona uma sensação de saciedade ainda maior e, acima de tudo não estimula a liberação de insulina, porque é facilmente absorvida, contribuindo desta forma para diminuir o “craving” compulsão por carboidratos, principalmente a doces.

10 – FADIGA CRÔNICA E FIBROMIALGIA – Acredita – se que não é um único tipo de vírus ou bactéria os responsáveis pela Síndrome da Fadiga Crônica e, mesmo da Fibromialgia, mas sim a combinação de vários agentes e fatores. Nestas condições o óleo de coco age neutralizando uma gama enorme destes agentes infecciosos. Melhora o sistema imunológico, acelera o metabolismo, recupera a energia plena eliminando o estado de ESTRESSE e transmitindo jovialidade.


O coco tem ação antifúngica contra os causadores da candidíase e age no combate às bactérias responsáveis por alguns tipos de gastrite. “Além disso, o óleo de coco, em razão do seu alto teor de ácidos graxos, que são rapidamente aproveitados pelo organismo, pode ajudar no tratamento da obesidade, evitando o acúmulo de tecido adiposo”, diz a nutricionista Andréia Naves, d aVP Consultoria.

 Obs: Faça o consumo da água de coco, leite de coco, do óleo de coco e também da poupa da fruta. Consuma o óleo com moderação, use no preparo de alimentos ou para temperar saladas, eu não acho que seja benéfico consumir capsulas desse óleo, o ideal é inclui- ló no seu dia-a-dia da forma mais natural possível. 


Fonte de texto e imagem:
http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/beleza/oleo-de-coco-extravirgem-combate-a-candidiase/

 http://www.sistemampa.com.br/noticias/saude/10-motivos-para-consumir-o-oleo-de-coco-extra-virgem-inclusive-para-emagrecer/

Nenhum comentário:

Postar um comentário