quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Coração (Xin)



O papel do coração (xin), conhecido na fisiologia tradicional chinesa como o regente dos outros órgãos, tem extrema importância. Sua função na Medicina Tradicional Chinesa equivale à sua função anatômica ocidental de bombear sangue por todo o corpo para manter a vida, mas na tradição oriental ele também está intimamente envolvido com os processos físico e mental.

Considerado a residência da mente e do espírito, o coração é o órgão mais freqüentemente envolvido em desequilíbrios psicológicos. Adequadamente nutrido e equilibrado, o coração mantém nossa sabedoria, contentamento e equilíbrio emocional inatos. Os sintomas do desequilíbrio do coração incluem: palpitações, falta de ar, fácil sudorese, desassossego mental, insônia, esquecimento, dor no peito, dor na língua e urina quente.

As funções tradicionais do coração 
O coração controla o sangue e os vasos sangüíneos. Quando o coração está saudável, ele bombeia sangue vigorosamente através dos vasos para todas as partes do corpo, nutrindo os órgãos e mantendo a vitalidade. Uma deficiência nessa função pode aparecer como complexão pálida, mãos e pés gelados, palpitações, insônia e distúrbios emocionais.

Em outro nível, "o coração controla a fala". As síndromes de deficiência do coração podem levar, por exemplo, à retração e comportamento tímido. Um paciente que buscou tratamento com acupuntura experimentou a perda total da voz após uma experiência traumática. Enquanto recebia forte estimulação de acupuntura em um ponto do canal do coração no pulso, o paciente ficou furioso e gritou, "Você pode imaginar o quanto isso incomoda?"

O coração se manifesta no rosto. Quando o coração está forte e possui sangue suficiente, a complexão é rosada e o indivíduo tem uma aparência robusta e saudável. Por outro lado, quando o sangue do coração está deficiente, a pessoa parece pálida e doente. Se o yang ou qi do coração está deficiente, a complexão pode parecer azulada, especialmente nos lábios.
O coração hospeda o shen (espírito) e a mente. Essa função abrange a gama completa da consciência humana, incluindo a saúde emocional, função mental, memória e espiritualidade. Quando o yin do coração está deficiente, uma pessoa pode ter sintomas como palpitações, ansiedade, insônia ou agitação.Quando o sangue do coração está deficiente, os sintomas de memória fraca, depressão e tendência de estar "longe" ou "nas nuvens" podem surgir. O coração se manifesta na língua. Na fisiologia chinesa, quando um órgão interno se manifesta em um órgão sensorial, isso significa que dois órgãos estão ligados através da estrutura, função ou fisiologia. Ao examinar o órgão sensorial, um praticante da medicina chinesa pode determinar a saúde do órgão interno vinculado a ele. A língua (o órgão do paladar) pode indicar a saúde ou o desequilíbrio em todos os órgãos. Uma língua pálida pode indicar deficiência do sangue do coração, enquanto uma língua vermelha sem saburra pode indicar deficiência do yin do coração. Após se desculpar com o paciente pelo desconforto inesperado o acupunturista lhe disse que ele havia acabado de falar pela primeira vez em uma semana! Esse tipo de liberação dramática de trauma emocional é bastante comum na terapia de acupuntura, e geralmente leva a um sentimento de bem-estar posterior, como ocorreu nesse caso.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Baço-Pâncreas (Pi)


Segundo a medicina tradicional chinesa, a principal função do Baço consiste em auxiliar a digestão no estômago pelo meio de transporte e da transformação das essências alimentares, absorvendo a nutrição dos alimentos e separando as partes puras das impuras. O Baço é o sistema central na produção do Qi. Para esta medicina o Pâncreas parece ser visto apenas como tecido gorduroso em redor do Baço. 


Governa a transformação e o transporte
O Baço transforma os alimentos e líquidos ingeridos para deles extrair o Qi dos alimentos, sendo base para a produção do Qi e do Sangue. Uma vez o Qi dos alimentos formado, o Baço transporta este e as essências alimentares para vários sistemas e partes do organismo.


Controla o Sangue
O Baço mantém o Sangue nos vasos sanguíneos. Se o Qi do Baço for saudável, o Sangue circula normalmente e se houver alguma deficiência, podem ocorrer hemorragias. O Baço tem também um papel importante na elaboração do Sangue pois extrai o Qi dos alimentos e forma o Sangue no Coração com o auxílio do Qi original do Rim. Para tonificar o Sangue devemos sempre tonificar o Baço.


Controla os músculos e os quatro membros
O Baço extrai o Qi dos alimentos para nutrir todos os tecidos do organismo. Este Qi refinado é transportado por todo o organismo pelo Baço. Se o Baço for forte, o Qi refinado é direcionado para os músculos, especialmente os referentes aos membros. Se o Qi do Baço estiver debilitado, o Qi refinado não poderá ser transportado para os músculos e a pessoa sentir-se-á cansada.


Abre-se na boca e manifesta-se nos lábios
A ação de mastigar prepara os alimentos para o Baço transformar e transportar a essência alimentar. Assim, a boca apresenta uma relação com o Baço. Quando o Qi do Baço é normal, o paladar será bom e os lábios humedecidos e rosados. Se o Qi do Baço for anormal, pode afetar o paladar e os lábios podem ficar pálidos e secos.


Controla a ascendência do Qi
O Baço produz um efeito de elevação ao longo da linha média do corpo. A ação de elevar o Qi é outra expressão da sua função de extrair o Qi dos alimentos refinados e enviá-los em ascendência para o Pulmão e Coração. O Qi puro é direcionado em ascendência pelo Baço e o Qi impuro em descendência pelo Estômago.


Abriga o pensamento
O Baço influencia a capacidade para pensar, estudar, concentrar, determinar e memorizar. Se o Qi do Baço está tonificado, o pensamento será nítido, há concentração e memorização facilitada. Se o Qi do Baço estiver debilitado, o pensamento fica afetado, a concentração falha e a memória fica fraca. Estudo excessivo, trabalho mental e concentração por períodos contínuos podem debilitar o Baço.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

ESTÔMAGO (Wei)

É o mais importante dos órgãos Yang, pelo fato de ser a origem de todo o Qi e sangue produzido após o nascimento juntamente com o Baço.
O alimento e o líquido entram na boca e então alcançam o estômago pela faringe, ele recebe e refém. Ele transforma os alimentos ingeridos pelo processo de fermentação.
Estômago e Baço são responsáveis pelo transporte da essência do alimento para todo o organismo, em particular para os membros. Além disso, o Estômago envia os alimentos transformados em descida para o Intestino Delgado.
Além deste processo digestório, é o Estômago a víscera responsável pela produção dos fluidos corpóreos, que permitem a lubrificação do organismo, como as mucosas, os olhos, permite salivação entre outros. Na ausência de fluídos corpóreos, o corpo apresenta sintomas de secura, como pele seca, olhos secos, garganta seca, sensação de febre, falta de fluidez no sangue, voz fraca e impossibilidade digestória.
As vísceras, na MTC possuem funções mais simples que os órgãos, mas mesmo assim, podem causar doenças no organismo quando estão em desequilíbrio.
Por sofrer facilmente de padrões de excesso, o aspecto mental pode ser afetado ou pode afetar o órgão.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Vitamina D - Esclerose Múltipla
Fiquei impressionado com a ação da vitamina D no organismo. Neste vídeo está bem definida a função da vitamina e como ela atuou em diversos casos de Esclerose Múltipla.


Esclerose Múltipla - Vitamina D