segunda-feira, 16 de julho de 2012

ESTÔMAGO (Wei)

É o mais importante dos órgãos Yang, pelo fato de ser a origem de todo o Qi e sangue produzido após o nascimento juntamente com o Baço.
O alimento e o líquido entram na boca e então alcançam o estômago pela faringe, ele recebe e refém. Ele transforma os alimentos ingeridos pelo processo de fermentação.
Estômago e Baço são responsáveis pelo transporte da essência do alimento para todo o organismo, em particular para os membros. Além disso, o Estômago envia os alimentos transformados em descida para o Intestino Delgado.
Além deste processo digestório, é o Estômago a víscera responsável pela produção dos fluidos corpóreos, que permitem a lubrificação do organismo, como as mucosas, os olhos, permite salivação entre outros. Na ausência de fluídos corpóreos, o corpo apresenta sintomas de secura, como pele seca, olhos secos, garganta seca, sensação de febre, falta de fluidez no sangue, voz fraca e impossibilidade digestória.
As vísceras, na MTC possuem funções mais simples que os órgãos, mas mesmo assim, podem causar doenças no organismo quando estão em desequilíbrio.
Por sofrer facilmente de padrões de excesso, o aspecto mental pode ser afetado ou pode afetar o órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário