segunda-feira, 30 de julho de 2012

Baço-Pâncreas (Pi)


Segundo a medicina tradicional chinesa, a principal função do Baço consiste em auxiliar a digestão no estômago pelo meio de transporte e da transformação das essências alimentares, absorvendo a nutrição dos alimentos e separando as partes puras das impuras. O Baço é o sistema central na produção do Qi. Para esta medicina o Pâncreas parece ser visto apenas como tecido gorduroso em redor do Baço. 


Governa a transformação e o transporte
O Baço transforma os alimentos e líquidos ingeridos para deles extrair o Qi dos alimentos, sendo base para a produção do Qi e do Sangue. Uma vez o Qi dos alimentos formado, o Baço transporta este e as essências alimentares para vários sistemas e partes do organismo.


Controla o Sangue
O Baço mantém o Sangue nos vasos sanguíneos. Se o Qi do Baço for saudável, o Sangue circula normalmente e se houver alguma deficiência, podem ocorrer hemorragias. O Baço tem também um papel importante na elaboração do Sangue pois extrai o Qi dos alimentos e forma o Sangue no Coração com o auxílio do Qi original do Rim. Para tonificar o Sangue devemos sempre tonificar o Baço.


Controla os músculos e os quatro membros
O Baço extrai o Qi dos alimentos para nutrir todos os tecidos do organismo. Este Qi refinado é transportado por todo o organismo pelo Baço. Se o Baço for forte, o Qi refinado é direcionado para os músculos, especialmente os referentes aos membros. Se o Qi do Baço estiver debilitado, o Qi refinado não poderá ser transportado para os músculos e a pessoa sentir-se-á cansada.


Abre-se na boca e manifesta-se nos lábios
A ação de mastigar prepara os alimentos para o Baço transformar e transportar a essência alimentar. Assim, a boca apresenta uma relação com o Baço. Quando o Qi do Baço é normal, o paladar será bom e os lábios humedecidos e rosados. Se o Qi do Baço for anormal, pode afetar o paladar e os lábios podem ficar pálidos e secos.


Controla a ascendência do Qi
O Baço produz um efeito de elevação ao longo da linha média do corpo. A ação de elevar o Qi é outra expressão da sua função de extrair o Qi dos alimentos refinados e enviá-los em ascendência para o Pulmão e Coração. O Qi puro é direcionado em ascendência pelo Baço e o Qi impuro em descendência pelo Estômago.


Abriga o pensamento
O Baço influencia a capacidade para pensar, estudar, concentrar, determinar e memorizar. Se o Qi do Baço está tonificado, o pensamento será nítido, há concentração e memorização facilitada. Se o Qi do Baço estiver debilitado, o pensamento fica afetado, a concentração falha e a memória fica fraca. Estudo excessivo, trabalho mental e concentração por períodos contínuos podem debilitar o Baço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário